Como indexar um periódico científico na base Web of Science

A Web of Science (WoS) é uma base de dados atrelada ao Journal Citation Reports (JCR), que divulga anualmente o Fator de Impacto dos periódicos científicos. Isso significa que, para que uma revista tenha suas citações convertidas em Fator de Impacto, ela precisa necessariamente estar indexada na WoS.

No total são 28 critérios, os quais são subdivididos em 24 critérios de qualidade editorial e quatro critérios relacionados à influência do periódico em sua respectiva área de conhecimento. Periódicos que tenham atingido os critérios de qualidade são aceitos na coleção Emerging Sources Citation Index (ESCI), já os periódicos que também atinjam os critérios de impacto podem ser adicionados ao Science Citation Index Expanded (SCIE), Social Sciences Citation Index (SSCI) ou Arts & Humanities Citation Index (AHCI), dependendo de sua área de foco/escopo. Um periódico aceito em uma coleção pode ser movido para outra ou removido totalmente da WoS, a depender do desenvolvimento de sua qualidade no decorrer dos anos em que estiver indexado.


Retirado de https://clarivate.com/webofsciencegroup/journal-evaluation-process-and-selection-criteria/

Triagem Inicial

Nessa etapa é feito o levantamento das características básicas do periódico. Não há período de embargo caso a aplicação seja rejeitada nessa etapa, o que significa queuma nova rodada de registro pode ser feita assim que os problemas apontados forem sanados.

  • ISSN – Se houver número impresso e online, ambos devem ser fornecidos.
  • Título – O periódico deve ter um título coeso com seu escopo e público. Este título deve estar presente nos artigos, fascículos (se houver) e no website.
  • Publisher – É necessário identificar o publisher e fornecer o endereço físico.
  • URL – Se houver versão impressa e online, é obrigatório fornecer o endereço URL e acesso aos textos completos da edição atual.
  • Acesso ao conteúdo – Deve ser fornecido acesso completo ao conteúdo publicado com todas as permissões necessárias para sua visualização.
  • Política de avaliação por pares – O periódico deve apresentar uma política clara e acessível de revisão por pares de todo o conteúdo publicado.
  • Contato – Fornecer contatos da equipe editorial e suas funções no periódico, de modo que permitam uma comunicação direta com o grupo Web of Science.

Triagem Editorial

Nessa etapa os editores da Web of Science avaliam o periódico a fim de determinar se deve ser feita uma avaliação editorial completa. Não há período de embargo caso a aplicação seja rejeitada nessa etapa.

  • Conteúdo científico – O periódico precisa ser composto predominantemente de material científico. O nível acadêmico das pesquisas deve ser apropriado a um público graduado, pós doutoral e/ou profissional. Publicações cuja maioria do conteúdo seja relativa a anais de eventos serão direcionadas preferencialmente ao Conference Proceedings Citation Index.
  • Títulos e resumos em inglês – Independente da língua no corpo do texto publicado, todos os artigos devem conter uma tradução precisa e compreensível de seus títulos e resumos em inglês.
  • Informação bibliográfica em alfabeto latino – Nomes, citações e referências devem ser escritas em alfabeto latino.
  • Clareza de linguagem – Para títulos, resumos e todo o texto apresentado em inglês, a linguagem deve ser clara e compreensível para uma audiência global.
  • Pontualidade e volume da publicação – Informar sua periodicidade ou se é de publicação contínua. Os fascículos publicados devem estar de acordo com a periodicidade informada e o volume de artigos científicos por ano devem estar dentro do que é esperado em sua área.
  • Funcionalidade do website/formato – A informação no website deve ser precisa, o sistema de navegação deve garantir acesso fácil ao conteúdo e a todas as informações sobre o periódico. O periódico deve ter um link para o website do seu publisher e vice-versa.
  • Termo de ética – Deve haver transparência quanto aos princípios éticos utilizados pelo periódico. Caso utilize princípios de outras organizações (WAME, COPE, etc.) deve apresentar o texto completo ou o link, e crédito à fonte.
  • Afiliação editorial – Apresentar nomes e afiliação institucional (incluindo país) de todos os membros do corpo editorial.
  • Afiliação autoral – Apresentar nomes e afiliação institucional, incluindo país e endereços de todos os autores que participaram dos artigos.

Avaliação Editorial (qualidade)

Nessa etapa os editores da Web of Science checam a coerência entre o título do periódico, escopo, composição do corpo editorial e autores, além do conteúdo publicado. O rigor editorial e comprometimento com padrões da comunidade científica também são avaliados nessa fase. Se um periódico for rejeitado nessa etapa, um período de embargo de dois anos é aplicado até a próxima submissão.

  • Composição do corpo editorial – A diversidade geográfica e institucional do quadro editorial deve estar de acordo com o escopo e conteúdo do periódico. Será dada especial consideração a periódicos que empregam editores com dedicação exclusiva.
  • Validade de declarações – Mediante solicitação os editores da Web of Science podem investigar problemas de conteúdo questionável ou falsas afirmações.
  • Revisão por pares – Os artigos devem exibir evidências de terem sido revisado por pares além da política de avaliação declarada.
  • Relevância do conteúdo – O conteúdo publicado deve ser consistente com o título e escopo do periódico.
  • Apoio financeiro – É desejável que áreas que utilizam apoio financeiro declarem a fonte de custeio.
  • Adesão aos padrões da comunidade – As políticas editoriais devem ser consistentes com as boas práticas editoriais, como as elencadas pelo COPE ou sociedades científicas.
  • Distribuição autoral – Os autores devem possuir diversidade geográfica e institucional. As características dos autores devem ser coerentes com o foco e escopo do periódico.
  • Citações apropriadas à literatura – É esperado que os artigos utilizem literatura de referência ao seu tema.

Avaliação Editorial (impacto)

Nessa etapa são elencados critérios para selecionar os periódicos mais influentes em um campo de pesquisa, usando como principal indicador de impacto as atividades de citação. Se um periódico for rejeitado nesta etapa, um período de embargo de dois anos é aplicado até a próxima submissão.

  • Análise comparativa de citações – Considera o número e a fonte das citações que o periódico recebeu.
  • Análise de citação do autor – A maioria dos autores deve ter um histórico de publicações na Web of Science. As redes de citação dos autores devem ser apropriadas ao escopo do periódico.
  • Análise de citação do corpo editorial – A maioria dos editores membros deve ter um histórico de publicações na Web of Science. As redes de citação dos editores devem ser apropriadas ao escopo do periódico.
  • Relevância do conteúdo – O conteúdo do periódico deve ser de interesse, importância e valor aos seus leitores e assinantes da Web of Science. A relevância do conteúdo pode ser evidenciada por uma característica de especialização, abordagem, foco regional ou conteúdo que enriqueça o acervo da Web of Science. Essas características não são exclusivamente refletidas na citação a nível de periódico.

A publicação original pode ser conferida no site da Web of Science por este link.